Bem-vindo ao site: Ana Giaxa Psicologia Aplicada. CRP 08/6196 e CRP-PJ 08/423

Psicanálise

Método: A Psicanálise tem um método próprio relacionado à busca de conteúdos psíquicos inconscientes. É realizada individualmente e requer um investimento emocional diferente do tratamento psicoterapêutico. O paciente precisa decidir se engajar num tratamento que requer, no mínimo, uma consulta semanal e também não ter como objetivo principal e exclusivo, o tratamento  de  conflitos atuais e focais. É também conhecida como “fazer análise” e pelo fato do paciente frequentar o consultório mais vezes na semana.
O método do tratamento consiste em dar maior atenção a introspecção da expressão verbal do paciente (associação livre e insight). Por isso, costuma-se dizer que o profissional se cala mais, mas o analista sempre vai interagir na sessão de análise, para construir um sentido ao que o paciente expõe. A fala é, neste sentido, a forma privilegiada de acesso aos conteúdos psíquicos ainda inconscientes para o paciente. O relato espontâneo de sonhos também o são, porque as imagens são carregadas de significados a serem decifrados. O uso do divã é  um recurso facilitador desse processo de introspecção.

Indicação: É um tratamento mais demorado, por almejar efeitos  no paciente de reconhecimento da sua estrutura de personalidade, das suas formas prévias de resolver conflitos inconscientes. Uma forma de aprender sobre aquilo que o faz sofrer e ele desconhece, como também o impede de uma maior flexibilidade nas interações sociais, de trabalho ou amorosas, por exemplo. É um processo de descoberta tanto de conteúdos emocionais que ficaram inacessíveis à sua consciência, como uma bela oportunidade de desenvolvimento  mental. Pode ser contra-indicada em casos de psicoses, ou quando o paciente não está emocionalmente estabilizado. Por este motivo, existe consultas prévias para verificação da recomendação do método.

Recomendações: O tratamento em Psicanálise, não está em si, direcionado a uma volta cronológica ao passado do paciente, como normalmente está associado na comunidade leiga. O que ela faz é interrogar porque o passado, quando lembrado pelo paciente, ainda está presente e causando sofrimento. Ou seja, porque aquilo que aconteceu “lá trás”, ainda persiste.O passado deve ser revisitado e “resignificado”, com um novo sentido, através da interação do paciente com o analista.

Para a Psicanálise só faz sentido conhecer motivos, para que possamos fazer novas e melhores escolhas na vida, de forma mais consciente no presente e futuro. Em Psicanálise, acredita-se que “para seguir avante” é necessário se situar no presente e eleger um ponto de partida (desde quando).
O profissional que atende em Psicanálise, deve ter sido treinado pelo próprio método que aplica.Este tratamento requer do profissional um investimento intermitente na sua análise pessoal, supervisão de casos clínicos e estudo teórico. Em geral, o profissional é filiado a alguma Instituição Psicanalítica.
Normalmente as pessoas procuram por este atendimento pelos efeitos do método de trabalho em algum conhecido, familiar ou amigo que já se beneficiaram com os resultados de um acompanhamento de longo prazo.